Formação de Coordenadores 2012 - Desafios do Coordenador Pedagógico



Desafios do Coordenador Pedagógico: Diferentes Concepções de Ensino e Aprendizagem

   Sabemos que nenhum grupo é heterogêneo, o mesmo acontece com o grupo docente de uma escola.
  Existem concepções de ensino diferentes, que muitas vezes se chocam com as necessidades reais de nossos alunos. Neste contexto diversificado o papel de mediador do coordenador pedagógico é fundamental. Ele é o responsável por possibilitar a mudança de práticas de ensino dentro do contexto escolar.
  Cabe ao coordenador informar, e formar o docente sobre as mais diversas possibilidades para atingir e desenvolver habilidades que qualifiquem os alunos no processo de aprendizagem.
  Mas este procedimento não é assim tão simples quanto parece, encontramos no caminho da formação docente muitos obstáculos e resistências, sendo preciso que o coordenador conheça de fato seu grupo de professores e suas especificidades, para assim atingi-los de forma coletiva ou individual quando necessário.
   Muitos desafios surgem quando temos que trabalhar com ação e reflexão de práticas pedagógicas, os anos de experiência dos professores, sua formação, sua concepção, sua gestão de sala, tudo isso contribui na caracterização do trabalho desenvolvido em sala de aula, e quando é preciso reavaliar as ações dos docentes, as barreiras parecem ainda maiores. Nestes momentos embasamento teórico e algumas parcerias dentro do grupo ajudam bastante, validam o trabalho do grupo e possibilitam mudanças de posturas significativas.
   Algumas ações podem facilitar o caminho árduo do coordenador neste processo de formação:

  • ·      Estabelecer vínculos com seus professores é necessário que grupo confie no coordenador pedagógico;
  • ·        Estabelecer contrato didático, o trabalho fica mais transparente quando regras e combinados fazem parte do cotidiano de todos no ambiente escolar;
  • ·        Garantir circulação de informações entre os docentes, favorecendo o entendimento coletivo;
  • ·        Estabelecer rotina de formação em horário de HTPC, abordando temas pertinentes à realidade escolar;
  • ·        Embasamento teórico, possibilitando a análise e reflexão da ação pedagógica em sala de aula;
  • ·        Estabelecer canal de comunicação com o grupo docente, saber ouvir o professor e ser ponderado nas devolutivas.

   Desta forma acreditamos que o trabalho de formação será efetivamente realizado, possibilitando a mudança das práticas pedagógicas dentro da sala de aula.
   É evidente que não serão todos os docentes que irão absorver e realizar as propostas seja por motivos de concepção, experiência na função ou resistência ao desconhecido, tudo isso apenas contribui para aumentar desafios encontrados pelo coordenador pedagógico dentro do ambiente escolar, sendo necessário que ele esteja preparado para articular e desenvolver papel fundamental na construção e execução do planejamento pedagógico de sua unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário