Projeto Institucional

Projeto da Instituição

Projeto Institucional – “Histórias para Ouvir e Contar”




Neste ano de 2012, estaremos desenvolvendo alguns projetos dentro da escola.

Um deles será o Projeto de Leitura “Histórias para Ouvir e Contar

O Objetivo deste projeto é que toda a instituição se envolva e possibilite momentos mágicos envolvendo a leitura e contação de histórias.

Todos os segmentos estarão envolvidos com o projeto que é Institucional,  os pais também estarão contribuindo com o desenvolvimento e com as ações deste projeto durante a execução de algumas etapas.

Esperamos sucesso, muita diversão e encantamento durante todo o ano letivo!

Roteiro de trabalho: “Histórias para Ouvir e Contar”

 


PÚBLICO ALVO: Berçário, Mini-Maternal, JD I e JD II.
DURAÇÃO: Anual


JUSTIFICATIVA:
Considerando a importância que a literatura infantil tem para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo, elegemos a leitura nosso objeto de exploração didática. Almejamos durante o desenvolvimento do projeto, que os alunos não só adquiram o prazer pela leitura, vinculando o que é falado com a escrita, bem como ampliem seu o repertório qualitativamente. Estaremos enfatizando o trabalho com bons títulos literários e apresentando diferentes gêneros textuais.

     OBJETIVO GERAL: Ampliar a participação em práticas sociais de leitura, compartilhando experiências com os colegas, familiares e educadores de forma a valorizar a leitura como fonte de prazer, entretenimento e vivencia social.

      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Professores
  • Observar e manipular diferentes portadores textuais tais como livros, jornais, gibis, revistas, etc.;
  • Leitura feita pelo professor no horário planejado da aula;
  • Desenvolver recursos de sua expressão oral (reconto);
  • Escolher livros para ler e apreciar;
  • Caracterizar cenas, personagens, e suas ações;
  • Estimular que o aluno seja bom ouvinte;
  • Valorizar o conhecimento prévio e as produções da criança;
  • Dramatizar textos
  • Oportunizar Sessões Simultâneas de Leitura

Gestores (Diretor e Coordenador)
  • Disponibilizar material adequado às necessidades dos alunos;
  • Envolver os pais na contação de histórias em sala de aula;
  • Sensibilizar a família sobre a importância da leitura.
  • Verificar e orientar etapas de desenvolvimento do projeto, por meio de apresentações em HTPC, supervisão em sala de aula, relato e troca de experiências dos professores.

Comunidade
·         Oportunizar aos pais e alunos o interesse pela leitura de histórias e textos variados
      (contos, poemas, parlendas, trava-língua, notícias etc.);
·         Participação da Biblioteca Circulante / Caderno Viajante
·         Tarde de apreciação de Histórias (mãe leitora)


      CONTEÚDOS CONCEITUAIS
·         Histórias variadas;
·         Poesia, contos folclóricos e de fadas;
·         Fábulas, parlendas; trava - língua, quadrinhas, adivinhas, etc.
·         Prática de leitura;
·         Oralidade;
·         Músicas.
  
 CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

·         História;
·         Leitura compartilhada professor e aluno;
·         Apresentação de diferentes portadores textuais;
·         Leitura silenciosa (gibis, gravuras de livros);
·         Roda de leitura com recursos visuais;
·         Biblioteca circulante;
·         Contador de histórias (pais, profissionais, etc.).
·         Reconto pelo aluno com registro
·         Professor escriba (reconstrução de texto);
·         Hora do conto
·         Roda de conversa;
·         Confecção de materiais (livros);
·         Registro de história, pelos alunos e por seus familiares.
·         Teatro com fantoches;
·         Caderno Viajante;
·         Visita ao Teatro.
·         Sarau Literário


AVALIAÇÃO: Serão feitos por meio de observações, registros do desempenho e interesse dos alunos durante o processo de aprendizagem.

PRODUTO FINAL: livros de reconto produzidos pelos alunos, registro do caderno viajante.


Etapas Previstas para o Projeto – Leitura 2012

As etapas abaixo especificadas estão ligadas à nova jornada de horas (5 horas) dos alunos nesta unidade escolar. Assim poderemos dar maior ênfase a o desenvolvimento  do projeto possibilitando uma melhor aprendizagem aos nossos educandos.

1º bimestre –

·         Leitura compartilhada professor e aluno;
·         Leitura e manuseio (gibis, gravuras de livros);
·         Roda de leitura com recursos visuais;
·         Leitura de várias versões do mesmo conto;
·         Conto com fantoches;

Produto Final 1ª etapa
·         Berçário / Mini – Registro do Professor das histórias trabalhadas (fotos, relatos, etc)
·         Jardim I - Confecção de livro coletivo com uso de imagens (profº escriba)
·         Jardim II - Confecção de fantoches com personagens das Fábulas trabalhadas

2º bimestre –

·         Biblioteca circulante (livro para casa)
·         Atividade significativa sobre o livro
·         Reconto de histórias (oral);
·         Leitura de outros portadores textuais
·         Caderno Viajante
·         Leitura de imagens (mini e berçário)

Produto Final 2ª etapa
·         Berçário / Mini – Registros das leituras realizadas procedimento de ouvinte (fotos, relatos, etc)
·         Jardim I – Cd com musicas trabalhadas (coletânea)
·         Jardim II – Confecção de livro coletivo – reconto de histórias em quadrinhos

3º bimestre –

·         Conto e Registro de história;
·         Apreciação de gêneros textuais;
·         Reconto de histórias (professor escriba)
·         Textos de memória
·         Conto com teatro de fantoches;

Produto Final 3ª etapa
·           Berçário – Registro de história contada com imagens (foto, relatos, etc)
·          Mini –  Reconto coletivo da história preferida (professor escriba)
·         Jardim I – Recital de Parlendas (entre as salas)
·         Jardim II – Sarau de Poesias (entre as salas)

4º bimestre –

· Atividades diferenciadas (teatro com fantoches de sucata, tecido, papel, dramatização);
·         Mãe leitora
·         Caderno Viajante (finalização);
·         Sessão Simultânea de Leitura;

Produto Final 4ª etapa
·         Berçário / Mini – Sessão Simultânea de Leitura
·         Jardim I –  Sessão Simultânea de Leitura
·         Jardim II – Sessão Simultânea de Leitura

Grade com gêneros textuais que serão trabalhados no Projeto Leitura:

segmentos
1º bimestre
2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
Berçário
Cantigas
Musicas
Parlendas
Organização dos registros
SSL (sessão simultânea de leitura)
Mini Maternal
Musicas
Parlendas
Contos
Organização dos registros
SSL
Jardim I
Contos de Fadas
Musicas
Parlendas
Organização dos registros
SSL
Jardim II
Fábulas
Histórias em Quadrinhos
Poesias
Organização dos registros
SSL


Atividades que serão desenvolvidas:

Etapas para o Projeto (analisar cada faixa etária)

  • Conto de histórias;
  • Reconto oral e escrito (professor escriba);
  • Reconto realizado pelos pais (caderno viajante);
  • Sarau entre salas (troca de experiências)
  • Confecção de livro com reconto e produções de textos realizados pelos alunos
  • Coletânea Musical
  • Registros de atividades desenvolvidas durante todo o projeto.

A cada etapa realizada o professor poderá registrar quais foram às atividades de maior relevância para as crianças, possibilitando assim a visibilidade do processo de aprendizagem dos alunos durante a execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário