Projeto da Instituição
Projeto Institucional – “Histórias para Ouvir e Contar”
Neste ano de 2012, estaremos desenvolvendo alguns projetos dentro da escola.
Um deles será o Projeto de Leitura “Histórias para Ouvir e Contar
O Objetivo deste projeto é que toda a instituição se envolva e possibilite momentos mágicos envolvendo a leitura e contação de histórias.
Todos os segmentos estarão envolvidos com o projeto que é Institucional, os pais também estarão contribuindo com o desenvolvimento e com as ações deste projeto durante a execução de algumas etapas.
Esperamos sucesso, muita diversão e encantamento durante todo o ano letivo!
Roteiro de trabalho: “Histórias para Ouvir e Contar”
DURAÇÃO: Anual
JUSTIFICATIVA:
Considerando a importância
que a literatura infantil tem para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo,
elegemos a leitura nosso objeto de exploração didática. Almejamos durante o
desenvolvimento do projeto, que os alunos não só adquiram o prazer pela
leitura, vinculando o que é falado com a escrita, bem como ampliem seu o repertório
qualitativamente. Estaremos enfatizando o trabalho com bons títulos literários
e apresentando diferentes gêneros textuais.
OBJETIVO GERAL: Ampliar a participação em práticas
sociais de leitura, compartilhando experiências com os colegas, familiares e
educadores de forma a valorizar a leitura como fonte de prazer, entretenimento
e vivencia social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Professores
- Observar e manipular diferentes portadores textuais tais como livros, jornais, gibis, revistas, etc.;
- Leitura feita pelo professor no horário planejado da aula;
- Desenvolver recursos de sua expressão oral (reconto);
- Escolher livros para ler e apreciar;
- Caracterizar cenas, personagens, e suas ações;
- Estimular que o aluno seja bom ouvinte;
- Valorizar o conhecimento prévio e as produções da criança;
- Dramatizar textos
- Oportunizar Sessões Simultâneas de Leitura
Gestores (Diretor e Coordenador)
- Disponibilizar material adequado às necessidades dos alunos;
- Envolver os pais na contação de histórias em sala de aula;
- Sensibilizar a família sobre a importância da leitura.
- Verificar e orientar etapas de desenvolvimento do projeto, por meio de apresentações em HTPC, supervisão em sala de aula, relato e troca de experiências dos professores.
Comunidade
·
Oportunizar
aos pais e alunos o interesse pela leitura de histórias e textos variados
(contos, poemas, parlendas, trava-língua,
notícias etc.);
·
Participação
da Biblioteca Circulante / Caderno Viajante
·
Tarde
de apreciação de Histórias (mãe leitora)
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
·
Histórias
variadas;
·
Poesia,
contos folclóricos e de fadas;
·
Fábulas,
parlendas; trava - língua, quadrinhas, adivinhas, etc.
·
Prática
de leitura;
·
Oralidade;
·
Músicas.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
·
História;
·
Leitura
compartilhada professor e aluno;
·
Apresentação
de diferentes portadores textuais;
·
Leitura
silenciosa (gibis, gravuras de livros);
·
Roda
de leitura com recursos visuais;
·
Biblioteca
circulante;
·
Contador
de histórias (pais, profissionais, etc.).
·
Reconto
pelo aluno com registro
·
Professor
escriba (reconstrução de texto);
·
Hora
do conto
·
Roda
de conversa;
·
Confecção
de materiais (livros);
·
Registro
de história, pelos alunos e por seus familiares.
·
Teatro
com fantoches;
·
Caderno
Viajante;
·
Visita
ao Teatro.
·
Sarau
Literário
AVALIAÇÃO:
Serão feitos por meio
de observações, registros do desempenho e interesse dos alunos durante o processo
de aprendizagem.
PRODUTO
FINAL: livros de
reconto produzidos pelos alunos, registro do caderno viajante.
Etapas Previstas para
o Projeto – Leitura 2012
As
etapas abaixo especificadas estão ligadas à nova jornada de horas (5 horas) dos
alunos nesta unidade escolar. Assim poderemos dar maior ênfase a o
desenvolvimento do projeto
possibilitando uma melhor aprendizagem aos nossos educandos.
1º
bimestre –
·
Leitura
compartilhada professor e aluno;
·
Leitura
e manuseio (gibis, gravuras de livros);
·
Roda
de leitura com recursos visuais;
·
Leitura
de várias versões do mesmo conto;
·
Conto
com fantoches;
Produto
Final 1ª etapa
·
Berçário
/ Mini – Registro do Professor das histórias trabalhadas (fotos, relatos, etc)
·
Jardim
I - Confecção de livro coletivo com uso de imagens (profº escriba)
·
Jardim
II - Confecção de fantoches com personagens das Fábulas trabalhadas
2º
bimestre –
·
Biblioteca
circulante (livro para casa)
·
Atividade
significativa sobre o livro
·
Reconto
de histórias (oral);
·
Leitura
de outros portadores textuais
·
Caderno
Viajante
·
Leitura
de imagens (mini e berçário)
Produto
Final 2ª etapa
·
Berçário
/ Mini – Registros das leituras realizadas procedimento de ouvinte (fotos, relatos, etc)
·
Jardim
I – Cd com musicas trabalhadas (coletânea)
·
Jardim
II – Confecção de livro coletivo – reconto de histórias em quadrinhos
3º bimestre –
·
Conto
e Registro de história;
·
Apreciação
de gêneros textuais;
·
Reconto
de histórias (professor escriba)
·
Textos
de memória
·
Conto
com teatro de fantoches;
Produto
Final 3ª etapa
· Berçário
– Registro de história contada com imagens (foto, relatos, etc)
·
Mini – Reconto coletivo da história preferida
(professor escriba)
·
Jardim
I – Recital de Parlendas (entre as salas)
·
Jardim
II – Sarau de Poesias (entre as salas)
4º bimestre –
· Atividades
diferenciadas (teatro com fantoches de sucata, tecido, papel, dramatização);
·
Mãe
leitora
·
Caderno
Viajante (finalização);
·
Sessão
Simultânea de Leitura;
Produto
Final 4ª etapa
·
Berçário
/ Mini – Sessão Simultânea de Leitura
·
Jardim
I – Sessão Simultânea de Leitura
·
Jardim
II – Sessão Simultânea de Leitura
Grade
com gêneros textuais que serão trabalhados no Projeto Leitura:
segmentos
|
1º
bimestre
|
2º
bimestre
|
3º
bimestre
|
4º
bimestre
|
Berçário
|
Cantigas
|
Musicas
|
Parlendas
|
Organização
dos registros
SSL (sessão simultânea de leitura)
|
Mini Maternal
|
Musicas
|
Parlendas
|
Contos
|
Organização
dos registros
SSL
|
Jardim I
|
Contos de Fadas
|
Musicas
|
Parlendas
|
Organização
dos registros
SSL
|
Jardim II
|
Fábulas
|
Histórias
em Quadrinhos
|
Poesias
|
Organização
dos registros
SSL
|
Atividades que serão desenvolvidas:
Etapas para o Projeto (analisar cada
faixa etária)
- Conto de histórias;
- Reconto oral e escrito (professor escriba);
- Reconto realizado pelos pais (caderno viajante);
- Sarau entre salas (troca de experiências)
- Confecção de livro com reconto e produções de textos realizados pelos alunos
- Coletânea Musical
- Registros de atividades desenvolvidas durante todo o projeto.
A cada etapa realizada o professor
poderá registrar quais foram às atividades de maior relevância para as
crianças, possibilitando assim a visibilidade do processo de aprendizagem dos
alunos durante a execução do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário