HTPC 2012


Durante todo o ano letivo de 2012 teremos encontros semanais de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Estes encontros ocorrerão as 4ª feiras das 12:00 ás 14:00 horas e as 5ª feiras das 19:00 ás 21:00 horas.
Estaremos utilizando estas reuniões para formação em serviço, estudos pedagógicos, troca de saberes e reflexão da prática em sala de aula.
Acompanhe algumas ações desenvolvidas neste horário tão importante para o funcionamento e aproveitamento pedagógico escolar.


Atividades Desenvolvidas no 1º Bimestre

Data
Tema desenvolvido em HTPC


01, 02 e 03/02
Planejamento
08 e 09/02
Rotina Escolar – Diários, Semanários, Matriz Curricular
15 e 16/02
Organização do Planejamento Anual
23 e 24/02
Planejamento
29/02
Modalidades Organizativas
01/03
Modalidades Organizativas
07 e 08/03
Plano de Ação – Projeto Institucional
14 e 15/03
Plano de Ação – Projeto Institucional
21 e 22/03
Avaliação na Educação Infantil – Para que utilizamos
28 e 29/03
Avaliação na Educação Infantil – Instrumentos avaliativos
04 e 05/04
Qual o Papel do Professor de Educação Infantil
11 e 12/04
Instrumento Avaliativos - Portfólio
18 e 19/04
Organização de registros – Conselho de Classe
25 e 26/04
Conselho de Classe



Estudos em destaques:


29/02 e 01/03 Modalidades Organizativas
 O trabalho foi desenvolvido entorno das modalidades organizativas e suas funções no planejamento de aulas.
Pude observar uma grande dificuldade do grupo em identificar quais as modalidades e quando devem ser utilizadas.
Não existe ainda um registro sistematizado quanto às modalidades, elas acontecem de forma aleatória sem muita preocupação com os objetivos distintos de cada uma.
O enfoque desta formação é direcionar o registro e desenvolvimento destas modalidades no semanário, desenvolvendo assim o hábito de registrá-las semanalmente.

07/03 e 08/03 – Construção do Plano de Ação do Projeto Institucional da Escola
O Projeto Institucional da Escola é: “Histórias de Ouvir e Contar”, criamos um roteiro onde a cada etapa um gênero textual será apresentado e sistematizado com as crianças, tudo isso de forma lúdica e prazerosa. Estabelecemos também que estaremos fazendo empréstimos de livros para as crianças (Biblioteca Circulante), assim estaremos desenvolvendo comportamento leitor nas crianças desde cedo.
O grupo se mobilizou quanto a estruturação do projeto, mas mostrou-se surpreso ao ser comunicado que o Projeto Institucional envolve todos da Escola, não apenas o grupo gestor como foi anteriormente informado a eles.
A divisão dos Gêneros trabalhados será:
JD I – 1ª etapa – Contos de Fadas
            2ª etapa – Música
3ª etapa – Parlendas

JD II - 1ª etapa – Fábulas
            2ª etapa – Histórias em Quadrinhos
3ª etapa – Poesia

 Berçário e Mini Maternal – sequência de histórias (contos) e registro virtual de cada etapa desenvolvida.

1ª etapa – Histórias com imagens
            2ª etapa – Histórias com recursos de áudio
3ª etapa – Historia com fantoches
 

28 e 29/03 Portfólio

Inicie uma discussão sobre a utilização deste instrumento, o grupo ainda não demonstra confiança no instrumento, o que dificulta a construção de relatórios que deem visibilidade ao processo de aprendizagem.


11 e 12/04 – Instrumentos Avaliativos - Portfólio

Neste encontro a discussão foi sobre que tipo de instrumentos de avaliação deveríamos utilizar para compor o acervo do Portfólio.
Elaboramos então critérios que são importantes de serem observados durante o processo de aprendizagem, e a partir deste ponto estabelecemos de que forma os alunos podem ser avaliados (mesmo que seja dentro de um procedimento contínuo).
Foi criada uma ficha de acompanhamento dos alunos, nesta ficha são elencados pontos específicos da aprendizagem desenvolvida em cada área de conhecimento. Estabelecemos ainda critérios para os relatórios utilizados pelos professores especialistas, estes também farão parte do acervo do Portfólio dos alunos.




Atividades Desenvolvidas no  2º Bimestre

Data
Tema desenvolvido em HTPC


02 e 03/05
Análise e Registro – Planejamento 2º Bimestre
09 e 10/05
Devolutiva de Conselho de Classe - Apontamentos
14/05
Reunião Pedagógica – Construindo um Portfólio
16 e 17/05
Refletindo Sobre as Práticas Pedagógicas
23 e 24/05
Discutindo e Trabalhando com Gêneros Textuais
30 e 31/05
Sistematizar o Trabalho com Gêneros Textuais
06/06
A Música na Educação Infantil
13 e 14/06
Critérios de Avaliação para o 2º Bimestre
20 e 21/06
Observação e Registro das Habilidades Desenvolvidas
27 e 28/06
Conselho de Classe 2º Bimestre
04 e 05/07
Vitrine Cultural – Monitoramento das Propostas do Semestre






09 e 10/05 – Devolutiva de Conselho de Classe

Acreditando na importância de compartilhar saberes e práticas pedagógicas, realizei um momento de Devolutiva das análises feitas em Conselho de Classe. Deixei que o grupo se colocasse como observador e relator das situações de aprendizagem expostas no Conselho, assim podendo ter dimensão de seus desafios e conquistas no processo de aprendizagem com seus alunos.
Achei muito importante a contribuição de todos, pude observar como estão reagindo as mudanças (que foram muitas) e qual o meu papel dentro da instituição.
Observei que os professores começam a perceber mudanças significativas tanto de aprendizagem quanto na instituição, e isso esta trazendo pontos positivos para esta nova Gestão.
Foi neste momento que consegui enxergar cada professor, suas resistências e particularidades. Enxerguei também possibilidades de parcerias nas realizações de pequenas ações que possam contribuir com o bom andamento da escola.
Algumas demandas já foram sanadas, o grupo começa a perceber qual o caminho que a instituição deseja seguir, e quais ações seremos responsáveis por desenvolver.

23/05 e 24/05 - Gêneros Textuais

              O tema deste encontro foi tratarmos do trabalho sistematizado com Gêneros Textuais.
              Falamos do quadro de gêneros textuais , das possibilidades com os alunos de Educação Infantil, e de que forma poderemos desenvolver habilidades voltadas as questões orais e de escrita com o trabalho textual.
              Descobri neste encontro o tamanho da dificuldade que meu grupo apresenta no trabalho de sistematização de textos. Diante dos fatos apresentados será necessária uma intervenção pontual com os docentes que apresentam maior dificuldade com o tema abordado.
              Para iniciar as intervenções solicitei que os professores aplicassem uma sequencia didática de leitura (com gênero especifico) para ter subsídios para uma nova intervenção.

30/05 e 31/05 - Gêneros Textuais II

Dando continuidade a proposta com o trabalho de gênero textual, neste encontro, trabalhamos com situações de aprendizagem e avaliamos boas intervenções que o professor deve fazer neste trabalho sistematizado.

 
 04 e 05 de julho de 2012 - 1ª Vitrine Cultural – EMI Pelezinho


 
Foi a primeira vitrine cultural realizada nesta unidade escolar. O objetivo maior foi oportunizar a troca de experiências entre os docentes compartilhando de forma positiva suas conquistas durante todo o 1º semestre letivo.
No inicio os professores se mostraram apreensivos, pois não sabiam de fato o que iria acontecer, mas depois que fiz a abertura e dei inicio a apreciação dos trabalhos desenvolvidos todos se tranquilizaram e tudo correu bem.
Foram apresentados os seguintes trabalhos:
  
Período da Manhã:

JD I A – apresentou livro de fantoches das histórias trabalhadas, registros de brincadeiras e alguns cadernos com atividades significativas. Faltou mais organização dos registros, e finalização de etapa dos projetos (visibilidade do trabalho).

JD I B – apresentou vídeo com registro das brincadeiras desenvolvidas em sala de aula. Não apresentou registro escrito do Projeto Institucional

JD II A – apresentou finalização dos projetos didáticos e Institucional, mas não apresentou nenhuma intervenção lúdica realizada com as crianças.

JD II B -  apresentou finalização dos projetos didáticos e Institucional, mas não apresentou nenhuma intervenção lúdica realizada com as crianças.

JD II C - apresentou finalização dos projetos didáticos e Institucional, mas não apresentou nenhuma intervenção lúdica realizada com as crianças.

OBS: As salas do JD II A, B e C apresentaram as mesmas atividades, não havia nada diferenciado entre as turmas, faltou criatividade e empenho dos professores para finalizarem seus projetos.

Mini Maternal – A professora da manhã apresentou portfólio coletivo dos alunos, cartazes de jogos, registros coletivos das crianças, casinha de contação de histórias com fantoches, utilizada nas sequencias didáticas de leitura e brinquedos confeccionados com as crianças.

Impressões sobre o trabalho do 1º semestre - Grupo Manhã

O grupo está mais harmonioso apresenta maior flexibilidade nas propostas feitas, começa a demonstrar posturas positivas.
Ainda é necessário intervenções para que se apresente maior desenvolvimento das habilidades propostas.
Mesmo apresentando algumas dificuldades de registro, é possível perceber que foi cumprido o planejamento proposto para o 1º semestre.

Período da Tarde

JD I C – Apresentou jogo da velha, uma amarelinha gigante em EVA, jogo de boliche com garrafas pet, dominó gigante com caixa de leite e livro de recontos coletivo. Todos os itens muito bem feitos faltaram apenas registro dos momentos de brincadeiras com as crianças.

JD I D – Apresentou máscaras de histórias, livro de reconto, fantoches e caderno com registro de brincadeiras. Muito bem feito os registros dos alunos.

JD I E – Apresentaram desenhos do projeto Brincadeiras, fotos, relatos da roda de conversa, sequencia didática de leitura dos livros Bruxa Salomé, Os Três Porquinhos. Apresentou também livro coletivo de reconto e máscaras. Tudo muito bem feito pelos alunos.

JD II E – Foi apresentado listas de leitura coletiva (com campo semântico), jogos com dados, livros dos projetos didáticos e jogos matemáticos com figuras geométricas.
 
Mini Maternal –
Foi apresentado Painel de Cartazes Coletivos (modelo de negativo/ filme manual), atividades de registro dos alunos (Portfólio).

Berçário –
Portfólio Digital, constando muitos registros das atividades desenvolvidas em diferentes áreas de conhecimento, casinha de contação de história com fantoches dos Três Porquinhos e outras versões de histórias com porquinhos.

Professor de Artes –
Portfólio Coletivo de trabalho desenvolvido com figuras geométricas em todos os segmentos da escola (berçário, mini, jardim I e jardim II). A cada segmento foi desenvolvido uma habilidade sobre este bloco de conteúdo, possibilitando avaliar a evolução por faixa etária.

Professor de Língua Inglesa -
Portfólio Digital Coletivo, apresentando os trabalhos desenvolvidos nos segmentos de jardim I e jardim II, muitos registros fotográficos das intervenções lúdicas feitas nas aulas de inglês durante o 1º semestre. Muito bem feito o vídeo apresentado.

OBS: A professora do Berçário do período da manhã - não compareceu a Vitrine, desta forma não expondo registros de seu trabalho desenvolvido no 1º semestre.


Impressões sobre o trabalho do 1º semestre - Grupo Tarde
O Grupo está mais harmonioso, sendo o maior em numero de professores participante, é uma turma bem animada e muito mais falante que a turma da manhã, o grupo demonstrou mais empenho na finalização das etapas dos projetos, valorizando também as ações lúdicas desenvolvidas.




Atividades Desenvolvidas no 3º Bimestre

Data
Tema desenvolvido em HTPC


25/07 e 26/07
Planejamento e organização de registros
01/08 e 02/08 Discussão e análise dos encaminhamentos do Projeto Leitura
08/08 e 09/08 Intodução e leitura sobre blocos de conteúdos matemáticos (habilidades)
15/08 e 16/08 Estudo sobre as possibilidades com o bloco de Grandezas e Medidas
22/08 e 23/08 Estudo sobre o trabalho com Tratamento de Informação
29/08 e 30/08 Oficina de Construção de Jogos Matemáticos
05/09 e 06/09 Preparação e analise de avaliação diagnóstica por segmento
12/09 e 13/09 Como aprendem as crianças com NEE - sala de AEE
19/09 e 20/09 Organização de registros – Conselho de Classe
26/09 e 27/09 Conselho de Classe











Estudos em destaques:

29/08 - Oficina de Jogos Matemáticos

Realizamos neste encontro uma oficina de construção de jogos de matemática, em parceria com a EMI Santo Antonio/ Floquinho, tivemos a oportunidade de colocar em prática alguns conceitos trabalhados anteriormente.

Durante a oficina muitas possibilidades foram surgindo, e a aplicabilidade dos jogos nas aulas de matemáticas foi bem aceita por todos os docentes. 



12/09 e 13/09 - Atendimento Educacional Especializado

Neste encontro os professores puderam conhecer melhor como são atendidos os alunos com NEE na sala de AEE.
Muitas duvidas sobre como e quando realizar intervençoes foram explicitadas, o que gerou uma boa discussão sobre adaptação de materiais e possibilidades reais de aprendizagem destes alunos.



26/09 e 27/09 - Conselho de Classe

O Conselho de Classe foi realizado por segmento, onde foram analisados os progressos e as dificuldades dos alunos.
Realizamos o monitoramento das habilidades trabalhadas e quais as intervençoes para os alunos que ainda se encontram com dificuldades de aprendizagem.
De forma geral os alunos estão progredindo dentro do esperado pela proposta pedagógica, ainda existem alguns projetos que não estão finalizados, e estaremos retomando seu desempenho no proximo conselho de classe.

 Instrumentos de Monitoramento Bimestral



Ficha de desenvolvimento do aluno - Bimestral                      JARDIM I
Professor: _______________________________________
Habilidades / Área de Conhecimento
Desenvolvida
Em Processo
Observações
Linguagem oral e escrita



Identifica e arrisca a escrita de seu próprio nome



Reconta histórias conservando algumas características do texto original



Faz uso de procedimentos básicos de leitor



Participa de situações coletivas de comunicação



Seguir instruções e responder solicitações compreendendo seus contextos significativos



Reconhecer, usar e
recitar textos da
 tradição oral, tais como parlendas, quadrinhas,
adivinhas,etc.;



Justifica opiniões pessoais sobre assuntos, diálogos , etc



Matemática



Observa e identifica a função dos números no contexto social



Reconhece cores



Manipula e reconhece objetos bidimensional e tridimensional



Percebe sequencia numérica



Reconhece números



Utiliza contagem oral, noção de quantidade em jogos e brincadeiras



Le gráfico e tabelas



Natureza e Sociedade



Percebe necessidade alimentação e higiene



Cuida do ambiente e de seus pertences



Compreende e atende a regras e combinados



Observa fenômenos e elementos da natureza



Movimento



Desenvolve atitude positiva em relação ao próprio corpo



Utiliza linguagem corporal para se expressar



Interage com parceiros em jogos e brincadeiras



Dramatiza histórias conhecidas



Reconhece e nomeia diferentes partes do corpo



Musica



Expressa-se produzindo sons com a voz, com o corpo e outros recursos



Interpreta musicas e canções diversas



Participa de jogos ritmicos



Desenvolve memória musical



Cria instrumentos musicais



Vivencia experiências que integram som, movimento e expressão



Artes Visuais



Manipula diversos materiais



Utiliza como mecanismo de registro de seus avanços



Organiza e cuida dos materiais que utiliza



Valoriza suas produções e de seus colegas



Reconhece produções artísticas











 Esta ficha analisa se as habilidades que constam no planejamento bimestral estão de fato sendo desenvolvidas em sala de aula, e como intervir nos casos de dificuldades detectadas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário