Durante todo o ano letivo de 2012 teremos encontros semanais de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Estes encontros ocorrerão as 4ª feiras das 12:00 ás 14:00 horas e as 5ª feiras das 19:00 ás 21:00 horas.
Estaremos utilizando estas reuniões para formação em serviço, estudos pedagógicos, troca de saberes e reflexão da prática em sala de aula.
Acompanhe algumas ações desenvolvidas neste horário tão importante para o funcionamento e aproveitamento pedagógico escolar.
Atividades Desenvolvidas no 1º Bimestre
Atividades Desenvolvidas no 1º Bimestre
Data
|
Tema desenvolvido em HTPC
|
01, 02 e
03/02
|
Planejamento
|
08 e 09/02
|
Rotina Escolar – Diários, Semanários,
Matriz Curricular
|
15 e 16/02
|
Organização do Planejamento Anual
|
23 e
24/02
|
Planejamento
|
29/02
|
Modalidades Organizativas
|
01/03
|
Modalidades Organizativas
|
07 e 08/03
|
Plano de Ação – Projeto Institucional
|
14 e 15/03
|
Plano de Ação – Projeto Institucional
|
21 e 22/03
|
Avaliação na Educação Infantil – Para que
utilizamos
|
28 e 29/03
|
Avaliação na Educação Infantil –
Instrumentos avaliativos
|
04 e 05/04
|
Qual o Papel do Professor de Educação
Infantil
|
11 e 12/04
|
Instrumento Avaliativos - Portfólio
|
18 e 19/04
|
Organização de registros – Conselho de
Classe
|
25 e
26/04
|
Conselho
de Classe
|
Estudos em destaques:
Atividades Desenvolvidas no 3º Bimestre
29/02 e 01/03 – Modalidades Organizativas
O trabalho foi desenvolvido entorno das modalidades organizativas e suas funções no planejamento de aulas.
O trabalho foi desenvolvido entorno das modalidades organizativas e suas funções no planejamento de aulas.
Pude
observar uma grande dificuldade do grupo em identificar quais as modalidades e
quando devem ser utilizadas.
Não
existe ainda um registro sistematizado quanto às modalidades, elas acontecem de
forma aleatória sem muita preocupação com os objetivos distintos de cada uma.
O
enfoque desta formação é direcionar o registro e desenvolvimento destas
modalidades no semanário, desenvolvendo assim o hábito de registrá-las
semanalmente.
07/03 e 08/03 – Construção
do Plano de Ação do Projeto Institucional da Escola
O
Projeto Institucional da Escola é: “Histórias de Ouvir e Contar”, criamos um
roteiro onde a cada etapa um gênero textual será apresentado e sistematizado
com as crianças, tudo isso de forma lúdica e prazerosa. Estabelecemos também
que estaremos fazendo empréstimos de livros para as crianças (Biblioteca
Circulante), assim estaremos desenvolvendo comportamento leitor nas crianças
desde cedo.
O
grupo se mobilizou quanto a estruturação do projeto, mas mostrou-se surpreso ao
ser comunicado que o Projeto Institucional envolve todos da Escola, não apenas
o grupo gestor como foi anteriormente informado a eles.
A
divisão dos Gêneros trabalhados será:
JD I – 1ª etapa – Contos
de Fadas
2ª etapa – Música
3ª
etapa – Parlendas
JD II - 1ª
etapa – Fábulas
2ª etapa – Histórias em Quadrinhos
3ª
etapa – Poesia
Berçário e Mini Maternal – sequência
de histórias (contos) e registro virtual de cada etapa desenvolvida.
1ª
etapa – Histórias com imagens
2ª etapa – Histórias com recursos de
áudio
3ª
etapa – Historia com fantoches
28 e 29/03 –
Portfólio
Inicie
uma discussão sobre a utilização deste instrumento, o grupo ainda não demonstra
confiança no instrumento, o que dificulta a construção de relatórios que deem
visibilidade ao processo de aprendizagem.
11 e 12/04 – Instrumentos Avaliativos - Portfólio
Neste
encontro a discussão foi sobre que tipo de instrumentos de avaliação deveríamos
utilizar para compor o acervo do Portfólio.
Elaboramos
então critérios que são importantes de serem observados durante o processo de aprendizagem,
e a partir deste ponto estabelecemos de que forma os alunos podem ser avaliados
(mesmo que seja dentro de um procedimento contínuo).
Foi
criada uma ficha de acompanhamento dos alunos, nesta ficha são elencados pontos
específicos da aprendizagem desenvolvida em cada área de conhecimento.
Estabelecemos ainda critérios para os relatórios utilizados pelos professores
especialistas, estes também farão parte do acervo do Portfólio dos alunos.
Atividades Desenvolvidas no 2º Bimestre
Data
|
Tema desenvolvido em HTPC
|
02 e 03/05
|
Análise e Registro – Planejamento 2º
Bimestre
|
09 e 10/05
|
Devolutiva de Conselho de Classe -
Apontamentos
|
14/05
|
Reunião
Pedagógica – Construindo um Portfólio
|
16 e 17/05
|
Refletindo Sobre as Práticas Pedagógicas
|
23 e 24/05
|
Discutindo e Trabalhando com Gêneros
Textuais
|
30 e 31/05
|
Sistematizar o Trabalho com Gêneros
Textuais
|
06/06
|
A Música na Educação Infantil
|
13 e 14/06
|
Critérios de Avaliação para o 2º Bimestre
|
20 e 21/06
|
Observação e Registro das Habilidades
Desenvolvidas
|
27 e
28/06
|
Conselho
de Classe 2º Bimestre
|
04 e 05/07
|
Vitrine Cultural – Monitoramento das
Propostas do Semestre
|
09 e 10/05 – Devolutiva de Conselho de
Classe
Acreditando
na importância de compartilhar saberes e práticas pedagógicas, realizei um
momento de Devolutiva das análises feitas em Conselho de Classe. Deixei que o
grupo se colocasse como observador e relator das situações de aprendizagem
expostas no Conselho, assim podendo ter dimensão de seus desafios e conquistas
no processo de aprendizagem com seus alunos.
Achei
muito importante a contribuição de todos, pude observar como estão reagindo as
mudanças (que foram muitas) e qual o meu papel dentro da instituição.
Observei
que os professores começam a perceber mudanças significativas tanto de
aprendizagem quanto na instituição, e isso esta trazendo pontos positivos para
esta nova Gestão.
Foi
neste momento que consegui enxergar cada professor, suas resistências e
particularidades. Enxerguei também possibilidades de parcerias nas realizações
de pequenas ações que possam contribuir com o bom andamento da escola.
Algumas
demandas já foram sanadas, o grupo começa a perceber qual o caminho que a
instituição deseja seguir, e quais ações seremos responsáveis por desenvolver.
23/05 e 24/05 - Gêneros Textuais
O tema deste encontro foi
tratarmos do trabalho sistematizado com Gêneros Textuais.
Falamos do quadro de gêneros
textuais , das possibilidades com os alunos de Educação Infantil, e de que
forma poderemos desenvolver habilidades voltadas as questões orais e de escrita
com o trabalho textual.
Descobri neste encontro o tamanho
da dificuldade que meu grupo apresenta no trabalho de sistematização de textos.
Diante dos fatos apresentados será necessária uma intervenção pontual com os
docentes que apresentam maior dificuldade com o tema abordado.
Para iniciar as intervenções
solicitei que os professores aplicassem uma sequencia didática de leitura (com
gênero especifico) para ter subsídios para uma nova intervenção.
30/05 e 31/05 - Gêneros Textuais II
Dando
continuidade a proposta com o trabalho de gênero textual, neste encontro,
trabalhamos com situações de aprendizagem e avaliamos boas intervenções que o
professor deve fazer neste trabalho sistematizado.
04
e 05 de julho de 2012 - 1ª Vitrine Cultural – EMI Pelezinho
Foi
a primeira vitrine cultural realizada nesta unidade escolar. O objetivo maior
foi oportunizar a troca de experiências entre os docentes compartilhando de
forma positiva suas conquistas durante todo o 1º semestre letivo.
No
inicio os professores se mostraram apreensivos, pois não sabiam de fato o que
iria acontecer, mas depois que fiz a abertura e dei inicio a apreciação dos trabalhos
desenvolvidos todos se tranquilizaram e tudo correu bem.
Foram
apresentados os seguintes trabalhos:
Período da Manhã:
JD I A – apresentou
livro de fantoches das histórias trabalhadas, registros de brincadeiras e
alguns cadernos com atividades significativas. Faltou mais organização dos
registros, e finalização de etapa dos projetos (visibilidade do trabalho).
JD I B – apresentou
vídeo com registro das brincadeiras desenvolvidas em sala de aula. Não
apresentou registro escrito do Projeto Institucional
JD II A –
apresentou finalização dos projetos didáticos e Institucional, mas não
apresentou nenhuma intervenção lúdica realizada com as crianças.
JD II B
- apresentou finalização dos projetos
didáticos e Institucional, mas não apresentou nenhuma intervenção lúdica
realizada com as crianças.
JD II C - apresentou
finalização dos projetos didáticos e Institucional, mas não apresentou nenhuma
intervenção lúdica realizada com as crianças.
OBS: As salas do JD II A,
B e C apresentaram as mesmas atividades, não havia nada diferenciado entre as
turmas, faltou criatividade e empenho dos professores para finalizarem seus
projetos.
Mini Maternal – A
professora da manhã apresentou portfólio coletivo dos alunos, cartazes de
jogos, registros coletivos das crianças, casinha de contação de histórias com
fantoches, utilizada nas sequencias didáticas de leitura e brinquedos
confeccionados com as crianças.
Impressões sobre o trabalho do 1º
semestre - Grupo Manhã
O
grupo está mais harmonioso apresenta maior flexibilidade nas propostas feitas,
começa a demonstrar posturas positivas.
Ainda
é necessário intervenções para que se apresente maior desenvolvimento das
habilidades propostas.
Mesmo
apresentando algumas dificuldades de registro, é possível perceber que foi
cumprido o planejamento proposto para o 1º semestre.
Período
da Tarde
JD I C –
Apresentou jogo da velha, uma amarelinha gigante em EVA, jogo de boliche com
garrafas pet, dominó gigante com caixa de leite e livro de recontos coletivo.
Todos os itens muito bem feitos faltaram apenas registro dos momentos de
brincadeiras com as crianças.
JD I D –
Apresentou máscaras de histórias, livro de reconto, fantoches e caderno com
registro de brincadeiras. Muito bem feito os registros dos alunos.
JD I E –
Apresentaram desenhos do projeto Brincadeiras, fotos, relatos da roda de
conversa, sequencia didática de leitura dos livros Bruxa Salomé, Os Três
Porquinhos. Apresentou também livro coletivo de reconto e máscaras. Tudo muito
bem feito pelos alunos.
JD II E – Foi
apresentado listas de leitura coletiva (com campo semântico), jogos com dados,
livros dos projetos didáticos e jogos matemáticos com figuras geométricas.
Mini Maternal –
Foi
apresentado Painel de Cartazes Coletivos (modelo de negativo/ filme manual),
atividades de registro dos alunos (Portfólio).
Berçário –
Portfólio
Digital, constando muitos registros das atividades desenvolvidas em diferentes
áreas de conhecimento, casinha de contação de história com fantoches dos Três
Porquinhos e outras versões de histórias com porquinhos.
Professor de Artes –
Portfólio
Coletivo de trabalho desenvolvido com figuras geométricas em todos os segmentos
da escola (berçário, mini, jardim I e jardim II). A cada segmento foi
desenvolvido uma habilidade sobre este bloco de conteúdo, possibilitando
avaliar a evolução por faixa etária.
Professor de Língua Inglesa -
Portfólio
Digital Coletivo, apresentando os trabalhos desenvolvidos nos segmentos de
jardim I e jardim II, muitos registros fotográficos das intervenções lúdicas
feitas nas aulas de inglês durante o 1º semestre. Muito bem feito o vídeo
apresentado.
OBS: A professora do
Berçário do período da manhã - não compareceu a Vitrine, desta forma não
expondo registros de seu trabalho desenvolvido no 1º semestre.
Impressões sobre o trabalho do 1º
semestre - Grupo Tarde
O
Grupo está mais harmonioso, sendo o maior em numero de professores
participante, é uma turma bem animada e muito mais falante que a turma da
manhã, o grupo demonstrou mais empenho na finalização das etapas dos projetos,
valorizando também as ações lúdicas desenvolvidas.
Atividades Desenvolvidas no 3º Bimestre
Data
|
Tema desenvolvido em HTPC
|
25/07 e 26/07
|
Planejamento e organização de registros
|
01/08 e 02/08 | Discussão e análise dos encaminhamentos do Projeto Leitura |
08/08 e 09/08 | Intodução e leitura sobre blocos de conteúdos matemáticos (habilidades) |
15/08 e 16/08 | Estudo sobre as possibilidades com o bloco de Grandezas e Medidas |
22/08 e 23/08 | Estudo sobre o trabalho com Tratamento de Informação |
29/08 e 30/08 | Oficina de Construção de Jogos Matemáticos |
05/09 e 06/09 | Preparação e analise de avaliação diagnóstica por segmento |
12/09 e 13/09 | Como aprendem as crianças com NEE - sala de AEE |
19/09 e 20/09 | Organização de registros – Conselho de Classe |
26/09 e 27/09 | Conselho de Classe |
Estudos em destaques:
29/08 - Oficina de Jogos Matemáticos
Realizamos neste encontro uma oficina de construção de jogos de matemática, em parceria com a EMI Santo Antonio/ Floquinho, tivemos a oportunidade de colocar em prática alguns conceitos trabalhados anteriormente.
Durante a oficina muitas possibilidades foram surgindo, e a aplicabilidade dos jogos nas aulas de matemáticas foi bem aceita por todos os docentes.
29/08 - Oficina de Jogos Matemáticos
Realizamos neste encontro uma oficina de construção de jogos de matemática, em parceria com a EMI Santo Antonio/ Floquinho, tivemos a oportunidade de colocar em prática alguns conceitos trabalhados anteriormente.
Durante a oficina muitas possibilidades foram surgindo, e a aplicabilidade dos jogos nas aulas de matemáticas foi bem aceita por todos os docentes.
12/09 e 13/09 - Atendimento Educacional Especializado
Neste encontro os professores puderam conhecer melhor como são atendidos os alunos com NEE na sala de AEE.
Muitas duvidas sobre como e quando realizar intervençoes foram explicitadas, o que gerou uma boa discussão sobre adaptação de materiais e possibilidades reais de aprendizagem destes alunos.
26/09 e 27/09 - Conselho de Classe
O Conselho de Classe foi realizado por segmento, onde foram analisados os progressos e as dificuldades dos alunos.
Realizamos o monitoramento das habilidades trabalhadas e quais as intervençoes para os alunos que ainda se encontram com dificuldades de aprendizagem.
De forma geral os alunos estão progredindo dentro do esperado pela proposta pedagógica, ainda existem alguns projetos que não estão finalizados, e estaremos retomando seu desempenho no proximo conselho de classe.
Instrumentos de Monitoramento Bimestral
Ficha de
desenvolvimento do aluno - Bimestral JARDIM I
Professor:
_______________________________________
Habilidades
/ Área de Conhecimento
|
Desenvolvida
|
Em
Processo
|
Observações
|
Linguagem oral e escrita
|
|
|
|
Identifica e arrisca a escrita de seu
próprio nome
|
|
|
|
Reconta
histórias conservando algumas características do texto original
|
|
|
|
Faz
uso de procedimentos básicos de leitor
|
|
|
|
Participa
de situações coletivas de comunicação
|
|
|
|
Seguir
instruções e responder solicitações compreendendo seus contextos significativos
|
|
|
|
Reconhecer,
usar e
recitar
textos da
tradição oral, tais como parlendas,
quadrinhas,
adivinhas,etc.;
|
|
|
|
Justifica opiniões pessoais sobre assuntos, diálogos , etc
|
|
|
|
Matemática
|
|
|
|
Observa
e identifica a função dos números no contexto social
|
|
|
|
Reconhece
cores
|
|
|
|
Manipula e reconhece objetos
bidimensional e tridimensional
|
|
|
|
Percebe sequencia numérica
|
|
|
|
Reconhece números
|
|
|
|
Utiliza contagem oral, noção de quantidade em jogos e brincadeiras
|
|
|
|
Le gráfico e tabelas
|
|
|
|
Natureza e Sociedade
|
|
|
|
Percebe necessidade alimentação e higiene
|
|
|
|
Cuida do ambiente e de seus pertences
|
|
|
|
Compreende e atende a regras e combinados
|
|
|
|
Observa fenômenos e elementos da natureza
|
|
|
|
Movimento
|
|
|
|
Desenvolve atitude positiva em relação ao próprio corpo
|
|
|
|
Utiliza linguagem corporal para se expressar
|
|
|
|
Interage com parceiros em jogos e brincadeiras
|
|
|
|
Dramatiza histórias conhecidas
|
|
|
|
Reconhece e nomeia diferentes partes do corpo
|
|
|
|
Musica
|
|
|
|
Expressa-se produzindo sons com a voz, com o corpo e outros recursos
|
|
|
|
Interpreta musicas e canções diversas
|
|
|
|
Participa de jogos ritmicos
|
|
|
|
Desenvolve memória musical
|
|
|
|
Cria instrumentos musicais
|
|
|
|
Vivencia experiências que integram som, movimento e expressão
|
|
|
|
Artes Visuais
|
|
|
|
Manipula diversos materiais
|
|
|
|
Utiliza como mecanismo de registro de seus avanços
|
|
|
|
Organiza e cuida dos materiais que utiliza
|
|
|
|
Valoriza suas produções e de seus colegas
|
|
|
|
Reconhece produções artísticas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Esta ficha analisa se as habilidades que constam no planejamento bimestral estão de fato sendo desenvolvidas em sala de aula, e como intervir nos casos de dificuldades detectadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário