Embasado
na obra: Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
Daniela
Finkenauer Menara
“Ensinar
Não é Transmitir Conhecimento”
I. Justificativa
De
acordo com as diretrizes educacionais, desenvolver um trabalho dentro do
contexto escolar. Sendo o coordenador pedagógico consciente de seu papel, da
importância de sua formação e da equipe docente, que atuando democraticamente,
leve o professor à reflexão da sua prática, gerando assim, questões para o
debate constante a que podemos chamar de formação continuada, possibilitando
também a parceria entre pais, alunos, professores e direção.
II. Concepção
de ensino e aprendizagem
A
Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a
caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na
aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem
assume um papel importante. Assim, faz-se necessário compreender os processos
de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela
identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam.
Atuando
com princípios construtivistas:
a)
as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção
de conhecimentos;
b) as práticas avaliativas que priorizem o
acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando
constatadas dificuldades de aprendizagem;
c)
os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção
formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no
intuito de alcançar as expectativas pré-estabelecidas.
III. Objetivos
Considerando
a função formadora, programar as ações
que viabilizem a formação do grupo docente para qualificação continuada.
Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da
escola, produzindo impacto produtivo e atingindo as necessidades e metas
estabelecidas na unidade escolar.
Favorecer
a construção de um ambiente democrático e participativo, na qual incentive a
produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças
atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.
Assumir
esse cargo é sinônimo de enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários,
professores, além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto
político pedagógico.
IV. Metas
previstas
Trabalhar
com formação e informação dos docentes, principalmente. O espaço escolar deve
ser dinâmico, e a reflexão fundamental a superação de obstáculos, socialização
de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.
Integrar
os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações
interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor,
desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar
efetivamente na construção de uma educação de qualidade.
Desenvolver
o plano político pedagógico, juntamente com o grupo docente, viabilizar
recursos necessários para que os professores possam trabalhar com os projetos
estabelecidos, tendo resultados positivos nas aprendizagens em sala de aula.
Elaborar
plano de trabalho para que as ações planejadas sejam executadas com sucesso,
criando assim uma organização dentro do grupo docente onde cada ação faça parte
de uma grande rede de idéias, assim sendo cada docente parte fundamental deste
processo de ensino.
- Ações a desencadear
- Parceria com a equipe de apoio escolar, docentes, equipe gestora e comunidade;
- Utilizar bibliografias sempre atualizadas sobre temas relevantes de estudo e discussão com os docentes sobre a prática do processo de ensino-aprendizagem;
- Motivar o grupo a participar de estudos que enriqueçam suas práticas pedagógicas;
- Valorizar vivências em grupo com a finalidade de melhor repertoriar nossos docentes no trabalho pedagógico com nossos educandos.
- Estabelecer junto ao grupo metas para ações a serem desenvolvidas dentro da unidade;
- Estabelecer junto com os professores critérios para o acompanhamento das aprendizagens dos alunos;
- Elaborar plano de ação e monitoramento para o desenvolvimento dos projetos institucionais.
Avaliação
A
avaliação será feita através de registros das discussões, estudos, ações
desenvolvidas junto com o grupo docente e discente, elaboração, ação e
monitoramento dos planejamentos na qual serão organizadas em pasta de registro
e/ou portifólio.
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