Plano de Coordenação Pedagógica


  Plano de Coordenação Pedagógica - 2012 EMI Pelezinho

 Embasado na obra: Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
  Daniela Finkenauer Menara
“Ensinar Não é Transmitir Conhecimento”

I.          Justificativa

       De acordo com as diretrizes educacionais, desenvolver um trabalho dentro do contexto escolar. Sendo o coordenador pedagógico consciente de seu papel, da importância de sua formação e da equipe docente, que atuando democraticamente, leve o professor à reflexão da sua prática, gerando assim, questões para o debate constante a que podemos chamar de formação continuada, possibilitando também a parceria entre pais, alunos, professores e direção.

II.         Concepção de ensino e aprendizagem

        A Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel importante. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam.
Atuando com princípios construtivistas:

a) as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos;
 b) as práticas avaliativas que priorizem o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem;
c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no intuito de alcançar as expectativas pré-estabelecidas.

III.        Objetivos

      Considerando a função  formadora, programar as ações que viabilizem a formação do grupo docente para qualificação continuada. Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto produtivo e atingindo as necessidades e metas estabelecidas na unidade escolar.
       Favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, na qual incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.
    Assumir esse cargo é sinônimo de enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários, professores, além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto político pedagógico.

IV.       Metas previstas

    Trabalhar com formação e informação dos docentes, principalmente. O espaço escolar deve ser dinâmico, e a reflexão fundamental a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.
Integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.
     Desenvolver o plano político pedagógico, juntamente com o grupo docente, viabilizar recursos necessários para que os professores possam trabalhar com os projetos estabelecidos, tendo resultados positivos nas aprendizagens em sala de aula.
Elaborar plano de trabalho para que as ações planejadas sejam executadas com sucesso, criando assim uma organização dentro do grupo docente onde cada ação faça parte de uma grande rede de idéias, assim sendo cada docente parte fundamental deste processo de ensino.


  •  Ações a desencadear 
  • Parceria com a equipe de apoio escolar, docentes, equipe gestora e comunidade;
  • Utilizar bibliografias sempre atualizadas sobre temas relevantes de estudo e discussão com os docentes sobre a prática do processo de ensino-aprendizagem;
  • Motivar o grupo a participar de estudos que enriqueçam suas práticas pedagógicas;
  • Valorizar vivências em grupo com a finalidade de melhor repertoriar nossos docentes no trabalho pedagógico com nossos educandos.
  • Estabelecer junto ao grupo metas para ações a serem desenvolvidas dentro da unidade;
  • Estabelecer junto com os professores critérios para o acompanhamento das aprendizagens dos alunos;
  • Elaborar plano de ação e monitoramento para o desenvolvimento dos projetos institucionais.  

Avaliação

       A avaliação será feita através de registros das discussões, estudos, ações desenvolvidas junto com o grupo docente e discente, elaboração, ação e monitoramento dos planejamentos na qual serão organizadas em pasta de registro e/ou portifólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário